Pesquisa aponta Sílvia Cristina e Marcos Rogério como favoritos ao Senado em Rondônia

Pesquisa aponta Sílvia Cristina e Marcos Rogério como favoritos ao Senado em Rondônia
Crédito:Gazeta Rondônia

Levantamento realizado pelo Instituto Haverroth de Pesquisas e Consultoria (IHPEC), em parceria com o portal Rondoniaovivo, revela cenário favorável para a deputada federal Sílvia Cristina (PP) e o senador Marcos Rogério (PL) na disputa pelas duas vagas ao Senado nas eleições de 2026.
Embora Marcos Rogério tenha sido anunciado pelo ex-presidente Jair Bolsonaro como pré-candidato ao governo de Rondônia, a pesquisa mostra que ele ainda tem forte potencial de reeleição ao Senado.
Na média geral das simulações, Sílvia Cristina aparece com 20,65% das intenções de voto, enquanto Marcos Rogério registra 17%. Ambos são aliados políticos e já fizeram dobradinha em eleições anteriores.
Primeiro voto ao Senado
Na simulação de primeiro voto, Sílvia Cristina lidera com 25,5%, seguida por Marcos Rogério com 17,5%. Em empate técnico pelo terceiro lugar, aparecem o governador Marcos Rocha (UB), com 13,4%, e o deputado federal Fernando Máximo (UB), com 12,6%. Mariana Carvalho (UB) surge em quinto lugar com 6,5%, seguida de Confúcio Moura (MDB) com 5,6%. O Delegado Camargo (Republicanos) tem 5%, Acir Gurgacz (PDT) 3,6%, e Bruno Scheid (PL), apoiado diretamente por Bolsonaro, aparece em último com 1,7%.
Segundo voto ao Senado
No cenário de segundo voto, Marcos Rogério lidera com 16,5%, seguido por Sílvia Cristina com 15,8%. Fernando Máximo tem 14%, Marcos Rocha 11,5%, Mariana Carvalho 9,6%, Confúcio Moura 5,9%, Delegado Camargo 3,9%, Bruno Scheid 2,3% e Acir Gurgacz 2,6%.
Indecisos podem decidir o segundo voto
Enquanto o índice de indecisos no primeiro voto é de 9,6%, no segundo voto o percentual sobe para 17,8%, o que pode influenciar diretamente o resultado final. A disputa por esses votos será estratégica na reta final da campanha.
Desempenho do candidato de Bolsonaro
Apesar de contar com o apoio explícito de Bolsonaro, o empresário Bruno Scheid apresentou baixo desempenho em ambas as simulações, com média em torno de 2%.
Cenário ainda indefinido
Com a eleição ainda distante, o cenário é volátil. As alianças políticas e o fortalecimento de candidaturas serão cruciais para definir os nomes que realmente disputarão com força as vagas no Senado.
Metodologia
A pesquisa ouviu 2.766 eleitores em 52 municípios rondonienses entre os dias 5 e 30 de junho. A margem de erro é de 2 pontos percentuais para mais ou para menos. A coleta de dados foi feita por meio de questionário eletrônico com supervisão in loco do diretor do IHPEC, Dejanir Haverroth.