Governador exonera vice da SEDEC após acusações de articulação política e nomeia diretor da Caerd para o cargo

O governador de Rondônia, Marcos Rocha (União Brasil), oficializou na noite de segunda-feira (7) a exoneração de Sérgio Gonçalves do comando da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico (SEDEC). A decisão, anunciada ao vivo durante entrevista à Rema TV, foi publicada em edição extra do Diário Oficial.
Para ocupar o cargo, o governador nomeou Lauro Fernandes da Silva Júnior, até então diretor técnico e operacional da Companhia de Águas e Esgotos de Rondônia (Caerd).
A troca no secretariado ocorre em meio a uma crise política agravada durante a recente viagem do governador a Israel. Em discurso no fim de semana, durante evento em Guajará-Mirim, Rocha acusou o vice-governador de tentar articular contra seu mandato ao procurar deputados estaduais para barrar a aprovação da Emenda Constitucional que autoriza o chefe do Executivo a governar mesmo fora do país.
Segundo o governador, a articulação foi rejeitada pelos parlamentares, que reafirmaram seu apoio à gestão. Apesar da exoneração, Sérgio Gonçalves seguirá com uma estrutura reduzida de apoio na Vice-Governadoria, instalada no Palácio Rio Madeira.