Governo de Rondônia intensifica ações contra queimadas e reforça compromisso ambiental

Governo de Rondônia intensifica ações contra queimadas e reforça compromisso ambiental

Com a intensificação da seca e o aumento das temperaturas típicas do período de estiagem na Amazônia, o risco de queimadas cresce em Rondônia. Diante desse cenário, o governador Marcos Rocha tem reforçado o compromisso do Estado com a proteção ambiental, acompanhando de perto as ações preventivas e de combate aos incêndios executadas pelo Corpo de Bombeiros e demais órgãos envolvidos.

“O nosso foco é a prevenção. Quando protegemos a floresta, também cuidamos das pessoas. Estamos nos antecipando para enfrentar esse desafio com responsabilidade e visão de futuro”, destacou Marcos Rocha.

Desde maio, a Operação Verde Rondônia 2025 tem promovido ações educativas e preventivas em todo o estado. A iniciativa tem alcançado produtores rurais, moradores de comunidades e integrantes de cooperativas, considerados mais vulneráveis aos incêndios florestais.

Na primeira fase da operação, entre maio e junho, foram realizados:

  • 76.407 atendimentos em palestras educativas;
  • 16.997 ações de conscientização em municípios rondonienses;
  • 308 ocorrências de combate direto ao fogo;
  • 172 inspeções em áreas com risco de queimadas;
  • 38 animais silvestres resgatados.

Além da atuação em campo, o governo tem investido em estrutura e capacitação das equipes. “Temos servidores preparados e dedicados. Nosso papel é garantir as condições necessárias para que possam atuar com eficiência”, reforçou o governador.

Presença em todo o estado
Segundo o comandante do Corpo de Bombeiros, coronel Nivaldo Ferreira, a presença das equipes nas comunidades é fundamental. “Nosso trabalho vai além do combate ao fogo. Estamos promovendo uma cultura de preservação e responsabilidade coletiva”, afirmou.

Atualmente, 206 militares, entre bombeiros e policiais, estão mobilizados na operação, atuando em 15 quartéis e 17 bases espalhadas por todo o estado. Desde 3 de junho, a operação entrou em nova etapa, com foco no combate direto aos incêndios florestais.