Família denuncia falhas da Unimed após paciente ser dado como desaparecido dentro do hospital
O desaparecimento do servidor público Bruno Augusto da Silva Nunes dentro da própria unidade da Unimed em Porto Velho gerou forte repercussão no último fim de semana. Bruno, que enfrenta um surto causado por transtorno bipolar, deu entrada no hospital na noite de sexta-feira (3), mas passou mais de 12 horas sem que a família soubesse seu paradeiro, levando parentes a buscar ajuda nas redes sociais e a cogitar registrar boletim de ocorrência.
Inicialmente, a Unimed negou que o paciente tivesse deixado o hospital, afirmando em nota que Bruno permaneceu internado sob cuidados médicos e sem intercorrências. A instituição classificou como “falsas” as informações que circularam nas redes sociais e destacou que respeita o sigilo médico, por isso não daria detalhes sobre o caso.
Horas após o comunicado da Unimed, a família de Bruno divulgou uma nota de repúdio, contestando a versão oficial. De acordo com os familiares, no momento da internação não foi informado que seria necessário acompanhante, e, confiando nos protocolos da instituição, deixaram Bruno sob os cuidados da equipe médica. Ao retornarem ao hospital na manhã seguinte, foram surpreendidos com a informação de que ele não estava internado e que seu paradeiro era desconhecido.
Segundo a nota, mesmo após insistência por informações, a unidade continuou sem confirmar onde o paciente estava. Somente na tarde de sábado a família foi informada de que Bruno se encontrava internado em um apartamento dentro do hospital.
Para os familiares, a situação evidencia falhas graves de comunicação, omissão e desorganização por parte da Unimed. Eles afirmam que a mobilização pública foi a única forma de pressionar por respostas e se dizem ofendidos com a tentativa da instituição de atribuir a eles a divulgação de informações falsas.
A família exige que a Unimed reconheça suas falhas, adote medidas para que situações semelhantes não voltem a ocorrer e informa que estuda medidas legais para reparação dos danos morais e materiais causados.


