Assembleia Legislativa de Rondônia reforça apoio às campanhas de vacinação e à erradicação da poliomielite
A Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) reforçou, no Dia Mundial de Combate à Poliomielite — celebrado na última quinta-feira (24) —, o compromisso com as campanhas de imunização que têm garantido a eliminação da doença no país desde 1994. A data foi instituída pelo Rotary Internacional em homenagem ao pesquisador Jonas Salk, criador da primeira vacina contra o poliovírus.
A poliomielite é uma doença contagiosa que pode atingir crianças e adultos, transmitida principalmente pela via fecal-oral. O Brasil recebeu o certificado de eliminação do vírus graças às campanhas nacionais de vacinação em massa com a vacina oral contra a pólio (VOP).
O presidente da Comissão de Saúde da Alero, deputado Luís do Hospital (MDB), destacou o papel do Parlamento no acompanhamento das ações do Estado voltadas à imunização.
“A comissão acompanha de forma institucional as ações da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) e está aberta ao diálogo com o Governo e os municípios. Nosso objetivo é fortalecer o trabalho de vacinação e garantir que as metas nacionais sejam cumpridas em Rondônia”, afirmou.
O parlamentar ressaltou ainda a necessidade de união entre Estado, prefeituras e população para ampliar a cobertura vacinal e defendeu a criação de uma política estadual permanente de imunização, com orçamento próprio e metas definidas.
“É uma proposta que merece ser debatida, pois garante mais estabilidade e continuidade às ações de imunização no estado”, observou.
Segundo a Sesau e a Agência Estadual de Vigilância em Saúde (Agevisa), Rondônia segue as diretrizes do Plano Nacional de Imunizações (PNI) e do Plano de Contingência para Enfrentamento da Poliomielite, adaptando as orientações à realidade local. A meta estadual é alcançar 95% de cobertura vacinal, conforme parâmetros da Organização Mundial da Saúde (OMS). Atualmente, a taxa está próxima de 90%.
Entre as principais estratégias para alcançar crianças não vacinadas, estão as ações de busca ativa, vacinação em escolas e comunidades rurais, envio de equipes volantes a áreas ribeirinhas e ampliação dos horários de atendimento nas unidades de saúde.
Rondônia também mantém o programa Vacinação Sem Fronteira, que atua em regiões de fronteira e localidades com baixa cobertura vacinal. Todas as ações estaduais seguem as campanhas coordenadas pelo Ministério da Saúde.
Atuação legislativa
Além do trabalho da Comissão de Saúde, os deputados estaduais têm apresentado projetos e indicações voltadas ao fortalecimento da imunização no estado.
A deputada Cláudia de Jesus (PT) sugeriu ao Executivo a realização de uma campanha de multivacinação nas dependências da Assembleia e da Escola do Legislativo, com o objetivo de atualizar carteiras vacinais e ampliar a conscientização.
O presidente da Alero, Alex Redano (Republicanos), apresentou um projeto de lei que institui a vacinação domiciliar para idosos e pessoas com deficiência motora, doenças incapacitantes ou transtornos do espectro autista.
Outra proposta de Cláudia de Jesus, apresentada em 2024, reforça a campanha de vacinação contra o HPV para meninos e meninas de 9 a 14 anos, com o objetivo de prevenir doenças e combater a desinformação.
“É papel do Estado garantir o acesso às vacinas e promover a conscientização sobre sua importância”, afirmou a parlamentar.
Com essas iniciativas, a Assembleia Legislativa de Rondônia reafirma seu compromisso com a saúde pública, apoiando políticas e campanhas que visam a erradicação da poliomielite e o fortalecimento da imunização preventiva em todo o estado.


