Projeto “Apadrinhando uma História” mobiliza comunidade em Colorado do Oeste

Projeto “Apadrinhando uma História” mobiliza comunidade em Colorado do Oeste
Crédito:Gazeta Rondônia

A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, da Família e do Trabalho (SEMDESFAT) de Colorado do Oeste, em parceria com o Tribunal de Justiça de Rondônia, está promovendo o projeto “Apadrinhando uma História”, que incentiva o apadrinhamento de crianças e adolescentes acolhidos em instituições do município.

O projeto, que completa dois anos em outubro, tem como objetivo proporcionar a esses jovens a oportunidade de vivenciar vínculos afetivos e de cuidado, rompendo o ciclo de abandono e fortalecendo a autoestima por meio do carinho e da atenção de padrinhos e madrinhas voluntários.

Para marcar o aniversário da iniciativa, será realizado um evento no auditório do Ministério Público de Rondônia, reunindo autoridades, servidores envolvidos na gestão do projeto, padrinhos, madrinhas, crianças e adolescentes participantes. Durante o encontro, serão compartilhadas experiências e resultados alcançados ao longo dos dois anos de atuação.

O projeto oferece três modalidades de apadrinhamento:

  • Afetivo: o padrinho ou madrinha estabelece vínculo emocional com a criança ou adolescente, realizando visitas regulares, passeios em fins de semana, feriados ou férias escolares.
  • Provedor: apoio financeiro ou material, como doação de roupas, brinquedos, materiais escolares ou patrocínio de cursos, reforço escolar e atividades esportivas.
  • Prestador de serviços: profissionais liberais ou empresas que oferecem, de forma voluntária, serviços em sua área de atuação, como atendimento psicológico, médico, odontológico, entre outros.

O foco do projeto são crianças e adolescentes em situação de acolhimento institucional que, muitas vezes, têm vínculos familiares rompidos e pertencem a grupos com menor chance de adoção — como os que estão em faixas etárias mais avançadas, possuem deficiências, doenças crônicas ou são soropositivos.

Interessados em participar ou obter mais informações podem procurar o CREAS de Colorado do Oeste.
Apadrinhar é um gesto de amor que transforma vidas.