Ex-bancário acusado de desviar R$ 500 mil de idosa em RO é preso nos EUA após cooperação internacional
Um ex-bancário acusado de desviar mais de R$ 500 mil de uma conta bancária em Colorado do Oeste (RO) foi preso na Flórida, nos Estados Unidos. A prisão foi resultado da Operação Firewall, que contou com cooperação internacional e envolveu o Ministério Público de Rondônia (MPRO), o Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco) e a Polícia Federal.
A investigação teve início na 1ª Promotoria de Justiça de Colorado do Oeste, após denúncias de que o suspeito, identificado como R., teria se aproveitado do cargo para cometer crimes como falsidade ideológica, furto qualificado mediante fraude, lavagem de dinheiro e estelionato, principalmente contra uma pessoa idosa.
De acordo com o MP, ele deixou o Brasil e se estabeleceu na Flórida, onde mantinha um padrão de vida incompatível com a renda declarada. Após o pedido de prisão preventiva, seu nome foi incluído na lista da Interpol, por meio da Difusão Vermelha, o que permitiu sua localização e prisão em território americano.
A Justiça brasileira havia expedido mandado de prisão preventiva, cumprido com apoio das autoridades dos Estados Unidos.
Mais vítimas sob investigação
O MPRO segue apurando se há outras vítimas, especialmente pessoas idosas, que possam ter sido lesadas com o mesmo modo de atuação. O órgão reforça o compromisso com a proteção do patrimônio de pessoas vulneráveis e com a responsabilização dos envolvidos em crimes financeiros.


