De estudante do IFRO a promotora de justiça: jovem rondoniense conquista cargo no Ministério Público de Minas Gerais
A rondoniense Gabriele da Silva Faria, de 26 anos, nascida na zona rural de Colorado do Oeste (RO), tomou posse como promotora de justiça no Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), após ser aprovada em um dos concursos mais concorridos do país.
Formada em Direito pela Universidade Federal de Rondônia (UNIR), campus de Cacoal, em 2022, Gabriele iniciou sua trajetória acadêmica no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO), em Colorado do Oeste, onde concluiu o ensino médio.
Em entrevista ao portal Folha do Sul Online, concedida por telefone na madrugada desta quinta-feira (30), devido à intensa rotina de treinamentos, a nova promotora contou detalhes de sua jornada até a aprovação.
“Foram muitas renúncias para chegar até aqui, mas tive muito apoio”, afirmou. Filha caçula de um casal de agricultores e de pai mineiro, ela recorda os desafios de estudar em escola pública na zona rural e a importância da educação em sua trajetória. “Com dedicação e disciplina, podemos atingir qualquer sonho. A educação mudou minha vida e da minha família”, destacou.
Após se formar, Gabriele continuou morando em Cacoal, onde trabalhou como assistente de um juiz, conciliando o emprego com uma rotina intensa de estudos — cerca de cinco a seis horas diárias. Ela também enfrentou dificuldades financeiras, como o custo elevado das viagens para Belo Horizonte, onde realizou as provas do concurso.
Agora, às vésperas de iniciar oficialmente suas atividades, Gabriele ainda aguarda a definição da comarca onde atuará. Mesmo assim, já tem clareza sobre o propósito da nova etapa profissional: “Quero dar voz à população e mostrar que o Ministério Público não é um órgão que só acusa. Somos uma instituição que também fiscaliza o próprio governo e trabalha pela sociedade.”
Noiva e prestes a iniciar uma nova fase de vida, Gabriele celebra com orgulho o resultado de anos de esforço e superação.


