Adolescente é flagrada pilotando ciclomotor e usando celular durante fiscalização de trânsito em Vilhena
Durante operação de fiscalização realizada na noite de sábado, 15 de novembro de 2025, equipes da Rádio Patrulha intensificaram ações voltadas ao cumprimento das normas de trânsito em Vilhena, com foco na condução irregular de ciclomotores por menores de idade, pessoas não habilitadas e no uso de equipamentos obrigatórios.
Durante patrulhamento pela Rua Juscelino Kubitschek, no Centro, os policiais flagraram duas pessoas em um ciclomotor elétrico circulando em desacordo com a legislação. A condutora manuseava o telefone celular e não sinalizou ao realizar uma conversão à esquerda, o que motivou a abordagem.
Ao verificar a situação, os militares constataram que a condutora era uma adolescente sem Autorização para Conduzir Ciclomotor (ACC) ou Carteira Nacional de Habilitação (CNH). Além disso, tanto ela quanto a passageira estavam sem capacete.
O ciclomotor elétrico, de cor vermelha, também apresentava irregularidades por não atender às exigências da Resolução CONTRAN nº 996/2023, que determina registro e identificação obrigatórios.
Apesar das infrações, não foi possível emitir notificações de trânsito, pois o veículo não possuía pré-cadastro no sistema SYSAIT — utilizado pela Polícia Militar — o que impede a geração do Auto de Infração de Trânsito (AIT). A corporação também não dispõe de talonários manuais para esse tipo de ocorrência.
Diante das irregularidades, o caso foi registrado na Delegacia de Polícia Civil. O responsável por permitir que a adolescente conduzisse o ciclomotor poderá ser responsabilizado conforme prevê a legislação.


