Surto de sarampo na Bolívia acende alerta em Vilhena: Saúde reforça importância da vacinação

Surto de sarampo na Bolívia acende alerta em Vilhena: Saúde reforça importância da vacinação

Com o avanço do surto de sarampo na Bolívia, país que faz fronteira com Rondônia, a Secretaria Municipal de Saúde (Semus) de Vilhena emitiu um alerta à população sobre a necessidade de manter o esquema vacinal em dia. O reforço nas orientações ocorreu após a notificação de um caso suspeito da doença em uma criança menor de 2 anos, moradora de Cabixi, que está internada em um hospital particular de Vilhena.

A coleta de amostras para análise laboratorial será realizada nesta quinta-feira (31) e enviada ao Laboratório Central de Saúde Pública de Rondônia (Lacen), em Porto Velho. O resultado deve ser divulgado em até quatro dias úteis.

A Semus lembra que o Brasil ainda registra casos importados de sarampo e, com o surto ativo na Bolívia, aumenta o risco de circulação do vírus em municípios próximos à fronteira. Diante disso, a Secretaria orienta que todos verifiquem sua situação vacinal e busquem uma unidade de saúde, especialmente pais de bebês entre 9 e 11 meses, que devem receber a “dose zero” da vacina.

O esquema de vacinação contra o sarampo inclui:

  • 1ª dose: tríplice viral (sarampo, caxumba e rubéola) aos 12 meses de idade;
  • 2ª dose: tetra viral (inclui varicela) aos 15 meses.
    Crianças, adolescentes e adultos de 15 meses a 29 anos devem ter tomado duas doses. Pessoas de 30 a 59 anos precisam de pelo menos uma dose ao longo da vida.

Transmissão e sintomas
O sarampo é altamente contagioso e transmitido por secreções respiratórias. Os sintomas iniciais são febre alta, tosse, coriza e conjuntivite, seguidos de manchas avermelhadas na pele. Ao surgirem sinais da doença, é fundamental procurar atendimento médico.

Ampliação da vacinação em Vilhena
Para facilitar o acesso à vacina, a Semus realizará ações em escolas municipais, estaduais e particulares. Pais e responsáveis devem enviar a caderneta de vacinação dos alunos e autorizar a imunização.

Neste sábado (2 de agosto), haverá plantão de vacinação das 7h às 19h em unidades de saúde para crianças de 9 a 11 meses e para avaliação da caderneta de vacinação de pessoas a partir de 1 ano. É necessário levar cartão de vacina, cartão do SUS ou CPF.

A vacinação também estará disponível no domingo (3), durante o Primeiro Circuito AABB, corrida de rua que começa às 7h. “Se você vai correr, já aproveita e corre também do sarampo. Leve seu cartão de vacina”, reforçou a coordenadora do setor de imunização, Aline Aranha.