Polícia resgata 14 galos usados em rinha e encontra crianças sozinhas em casa em Vilhena

Na manhã deste domingo (28), a Polícia Militar resgatou 14 galos da raça Índio Moura em situação de maus-tratos, em uma residência localizada no bairro Jardim Eldorado, em Vilhena (RO). Os animais estavam feridos, sem água e alimentação adequada. A ocorrência foi registrada na Delegacia de Polícia Civil, e as aves foram recolhidas pela Polícia Ambiental.
Durante patrulhamento na Rua João Liberto Muhl, a equipe da Rádio Patrulha foi acionada para dar apoio a outra guarnição. No local, os policiais encontraram uma estrutura improvisada que indicava a prática de rinha de galos, incluindo um espaço circular usado para as lutas e diversos itens como gaiolas, esporas, tesouras e fitas — todos utilizados no preparo dos animais para os combates.
No imóvel, uma adolescente e duas crianças estavam sozinhas, sem a presença de adultos. A adolescente, que recebeu os policiais, autorizou a entrada na residência e admitiu que o pai criava galos para rinha, embora alegasse que os confrontos não ocorriam mais no local. Ela também confirmou que os animais estavam sem cuidados básicos, como água e ração.
A situação levou ao acionamento do Conselho Tutelar, por abandono de incapaz. As crianças foram encaminhadas para acompanhamento da rede de proteção.
Enquanto os policiais recolhiam os galos, a mãe das crianças, identificada pelas iniciais E.F.N., chegou à residência e foi presa em flagrante. Ela foi conduzida à Delegacia de Polícia Civil, onde permanece à disposição da Justiça.